SOS Racismo

Associações de apoio a vítimas de racismo e xenofobia

O SOS RACISMO foi criado em 1990 partindo da iniciativa de um grupo de pessoas que se propôs lutar contra o Racismo e a Xenofobia em Portugal, contribuindo para a formação de uma sociedade em que todos tenham os mesmos direitos. Tem como principais objetivos os seguintes:

  • Criação de infra – estruturas de apoio às populações imigrantes e das minorias étnicas tal como uma política de inserção;
  • Conceção de um quadro jurídico-legal suscetível de punir eficazmente comportamentos racistas e xenófobos;
  • Consciencialização e responsabilização das autoridades e população portuguesa face à problemática da discriminação racial e xenófoba;
  • Estabelecimento de uma ação entre as diversas associações de direitos humanos, de imigrantes e  anti – racistas;
  • Motivação e mobilização dos imigrantes e minorias étnicas no sentido de fazer valer os seus direitos.

A AI (Amnistia Internacional) foi criada em 1961 depois de Peter Benenson ficar chocado ao saber que dois estudantes portugueses tinham sido condenados a sete anos de prisão por terem feito um brinde à “liberdade” num restaurante. Com o objetivo de conseguir a liberdade de prisioneiros políticos, Benenson e outros ativistas lançaram uma campanha.

A Organização das Nações Unidas (ONU) criada em 1945 e que tem como objetivo unir todas as nações do mundo em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem-estar de todos.

 

Contactos:

Movimento SOS RacismoRua Arnaldo Assis Pacheco, lote 11ª, loja A e B 1750 LisboaApartado 22508, 1147-501

Lisboasosracismo@gmail.com

http://www.sosracismo.pt

Tel. 217552700/ Fax 217552709

P. C. De Utilidade Pública (DR 269 – 20/11/96)

 

Deixe um comentário